terça-feira, 3 de março de 2015

Os níveis de referência descritos no QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas)


Os níveis de referência descritos no QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) são os que se seguem:


Utilizador elementar (A1/A2)
A1
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas.Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
 A2
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata. É capaz de comunicar em tarefas simples e Apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.

Utilizador independente (B1/B2)
B1
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre ou de interesse pessoal.

B2
É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade.
Nível proficiente (C1/C2)
C1
É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz.
C2
É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo distinguir finas variações de significado em situações complexas.


Sem comentários:

Enviar um comentário